quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Comentadores, políticos e a crise britânica

A boçalidade dos comentadores, aqui denunciada, é, de facto, o caminho fácil e ligeiro de opiniões de figuras da comunicação social. De forma superficial e sem rigor, reduzem os acontecimentos do Reino Unido a episódios irresponsáveis de violência juvenil. Sem cuidarem, portanto, de entender causas da alienação social em que vastos agregados populacionais estão submersos. Confrontando-se com agentes de autoridade e derrubando espaços emblemáticos de uma sociedade consumista hipócrita, injusta e completamente dominada por espúrios interesses do nefasto 'capitalismo financeiro'.
As medidas de combate à crise, seleccionadas pelos poderes vigentes, como aqui argumenta Joseph Stiglitz é "a certeza de que a situação vai piorar, independentemente das acções que tomemos" (sic).
Distantes de uma visão mais profunda e objectiva, Martim Cabral, um  admirador e privilegiado beneficiário de 'A Vida é Bela', esquece-se deliberadamente que, enquanto ele e a sua colega Conceição se reflastam em hotéis de luxo e manjam iguarias e abocanham a pitança, existem outros seres humanos a passar privações que, esgotados pelo sofrimento, se entregam a acções de raiva, como as classificou e bem o meu amigo João José Cardoso. De resto, a quem quiser ser sério na análise, é preciosa a leitura deste 'post' de Alexandre Abreu em 'Ladrões de Bicicletas'.
Segundo certas notícias, nomeadamente esta do 'Irish Independent', há crianças menores, de nove anos por exemplo, envolvidas nos acontecimentos. Será que nem mesmo a participação infantil nos chamados 'riots' não é motivo para maior cuidado na reflexão e comentários de gente da comunicação social? Parece que não. À semelhança do que sucede com o PM do Reino Unido, David Cameron, que reduz a solução da crise social ao reforço de uma maior repressão. Já há 4 mortos e cerca de 1100 detidos.
Enfim, o mundo vive actualmente momentos muito conturbados, das bolsas à rua. Porém, para os políticos a escolha simples. Entre uma e outra coisa, escolhem o 'colarinho branco'. Miopia e desonestidade. São incapazes de travar a derrapagem das economias. Depois de Espanha e Itália, segue-se a França. A periferia, como o anti-ciclone dos Açores, está deslocar-se. Exactamente para o imaculado 'Centro' e inevitavelmente chegará ao 'Norte'.

6 comentários:

  1. Carlos,
    Agradeço a generosa referência num texto que, como já nos habituou, contribui para uma análise de qualidade sobre a realidade do nosso tempo.
    Bem-haja!
    Um abraço com a admiração e a amizade de sempre.

    ResponderEliminar
  2. Acorda Evropa! Acorda Portugal, basta de imigração, deportação para essa gentalha PNR tem razão cá em Portugal e o BNP razão tem em Inglaterra. A culpa disto tudo é dos traidores multiculturalistas que escancararam as fronteiras das nações da Europa e agora é o que se vê, criminalidade violenta, caos social, parasitismo.

    Toda a gente devia de ler isto:

    http://gladio.blogspot.com/2011/08/surpresas-previsoes-e-confirmacoes.html

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler este artigo. Infelizmente, na sociedade televisiva actual, a análise e a reflexão sobre os problemas sociais são actividades que se podem considerar praticamente extintas. Anestesiadas e robotizadas por essa grande educadora das massas (ou caixote de lixo, como se queira) que é a televisão, as pessoas limitam-se a reagir pavlovianamente às imagens com que ela as estimula, e que lhes são "enfiadas" pelos olhos dentro, diariamente. O acto de pensar e reflectir fica à partida excluído.

    J. Ramalheira

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula,
    Grato pelas suas generosas palavras.
    Retribuo a amizade e o abraço,
    CF

    ResponderEliminar
  5. Caro J. Ramalheira,
    Na sociedade televisiva actual, como diz, os verdeiros problemas sociais são esquecidos. Apenas não o serão, no caso de serem fúteis, susceptíveis de sensacionalismo e próprios dos negócios dos 'media'.
    Infelizmente, as grantes questões que impendem sobre a humanidade são secundário. Comos os próprios trabalhadores da comunicação social, mais tarde ou mais cedo, não venham a sofrer na pele as mesmas consequências que atingem os cidadãos em geral.
    Obrigado pelo comentário,
    CF

    ResponderEliminar
  6. verdadeiros e não verdeiros
    secundários e não secundário
    Foi da pressa. Desculpe.

    ResponderEliminar