terça-feira, 21 de maio de 2013

O candidato Albreu Almorim


Há quem tenha azar ao jogo ou às mulheres. O Albreu Almorim também é perseguido pela má-sorte em diversas frentes. Deixemos a argolada 'Gaspar' e foquemo-nos na imagem da truculenta figura.
Tempos atrás, não muito distantes, usava uns óculos de densa massa preta que faziam lembrar o chefe de repartição da Conservatória do Registo Civil dos anos 50. Agora, a imagem da campanha de Albreu Almorim para Alcaide de Gaia é reforçada por um cartaz, onde se lê:
GAIA NÃO PODE PARAR
CARLOS ABREU AMOR
A seguir a 'AMOR', é exibida a robusta e artificial expressão facial do Dom Albreu Almorim, de braço hirto e mão aberta, sinal de quem diz: "Dá cá mais cinco, ó amiga apoiante" - Dom Almorim é, em geral, tímido com as mulheres e respeitoso com os chefes, como demonstrou com o ex-ministro Relvas e outros dessa envergadura.
Julga-se audacioso na política - episódio da demissão de Gaspar - e talentoso no humor; neste ultimo caso, em especial quando usa o 'twitter'. Na euforia do triunfo do campeonato do F.C. Porto - coisa que não me afecta como sócio e adepto do Belenenses - o vice-presidente da bancada do PSD, principal partido do governo, não é de meias medidas e dispara:
Magrebinos: curvem-se perante a Glória do Grande Dragão!
Depois, pediu desculpa, segundo diz a comunicação social. Mas dirigiu o pedido de desculpa aos cidadãos dos países do Grande Magreb, Marrocos, Tunísia, Sahara Ocidental, Argélia, Mauritânia e Líbia, com quem Portugal tem relações diplomáticas? Ou aos 'mouros' de Lisboa e arredores? Julgo que o pedido se destinou a estes, com a justificação de se ter tratado de uma brincadeira.
O principal desta história, e a comunicação social passa ao lado do essencial, é haver representações diplomáticas dos países magrebinos em Portugal, e sendo Dom Abreu Almorim destacado político tem responsabilidades acrescidas sobre os actos que comete e frases que profere. Não sei se ele se apercebeu que usou 'magrebinos' em tom depreciativo e humilhante, o que demonstra que é nessa conta que os tem.
Mas o que se poderia esperar de tal candidato a Alcaide de Gaia? Que tropece e 'gaia', dia sim dia não.







Sem comentários:

Enviar um comentário