domingo, 15 de março de 2015

Uma advertência ao Sr. Subir Tall (FMI)

No âmbito do ‘Capítulo IV’ do FMI, noticia o ‘Expresso’ na edição de Sábado, há uma semana que se encontra em Portugal uma delegação do FMI, chefiada pelo indiano Subir Tall. Não se trata, sublinhe-se, de supervisão do ‘programa de ajustamento’ aplicado ao nosso País.
Em síntese, destaco as seguintes conclusões do Sr. Tall:

“Não encontra na sociedade forças a favor de reformas estruturais e depara-se com sentimento generalizado contra a austeridade…”;
“O aumento do salário mínimo nacional (SMN) é criticável… [20 euros/mês, para 589,00 euros mensais, considerando 14 mensalidades de 505,00 euros, acrescento].

Estas e outras considerações ferem, pela injustiça, legítimos direitos de vida digna de grande parte da população portuguesa. São fruto da política implacável do FMI, na defesa do monetarismo, do chamado equilíbrio da estrutura bancária, da ganância de intocáveis investidores; tudo isto, com desprezo absoluto pelo humanismo e o culto da abjecta desigualdade no mundo em que vivemos.
Todavia, e centrando-me no Sr. Lall, provavelmente pertencente à casta dos brâmanes, a mais privilegiada do seu País, permito-me adverti-lo de que, na India, se quiser aplicar os seus saberes tecnocráticos, reciclados no sentido humanitário, tem campo de sobra onde poderá gastar a sua energia, como, por exemplo, nos domínios seguintes:
No que respeita a pobreza e miséria, a dimensão na terra do Sr. Lall é imensa. De relatório recente da ONU, página 126, traduzimos o texto seguinte que, além de chocante, é bastante elucidativo:

“Caixa 3.1. Crescente dívida de unidades rurais, aumentando a angústia na agricultura indiana
O aumento da dívida das unidades agrícolas e suas consequências trágicas são grandes preocupações em muitos países em desenvolvimento na região. Talvez a Índia seja o melhor exemplo de onde esse fenómeno foi estudado em profundidade e trouxe a atenção dos responsáveis políticos seniores.
De acordo com um relatório recente (governo da Índia, 2007), a agricultura indiana enfrenta uma crise de dívida, especialmente desde os meados dos anos 1990s, evidente no grande número de suicídios de agricultores em algumas regiões. Do conjunto de famílias de agricultores de 89,3 milhões em 2003, estima-se que 43,42 milhões (48,6%) estavam endividados (governo da Índia, 2005). A dívida média era de 12.585 rúpias (US $320) por agregado familiar do agricultor e 25.902 rúpias ($660) por família de agricultor em dívida (governo da Índia, 2007).


O endividamento dos agricultores varia por Estado, baixo em menos Estados desenvolvidos e alto em Estados desenvolvidos na actividade agrícola (ver tabela). Em 2003, o endividamento foi maior nos Estados que tinham entrada-intensiva e diversificada agricultura, como na Andhra Pradesh (82%), Tamil Nadu (74.5%), Punjab (65,4%), Kerala (64,4%), Karnataka (61,6%), Maharashtra (54,8%) e Haryana (53,1%). Em pelo menos quatro Estados, uma grande parte da dívida foi para fins produtivos. Mais da metade dos agricultores endividados tomou empréstimos para capital ou despesas de negócios actuais, respondendo por 58,4% dos empréstimos pendentes.
As fontes da dívida fazem uma grande diferença. Em uma extremidade do espectro é Maharashtra, onde o crédito institucional representava a maior parte do endividamento. Mas em Andhra Pradesh, agiotas locais dominam. Em toda a Índia, mais de dois quintos da dívida é devida às agências não-institucionais, 37,5% carrega uma taxa de juros acima de 30%. As taxas de juros para empréstimos para casa e carro são inferiores aos empréstimos das unidades agrícolas. E mesmo os bancos e as instituições de microfinanças cobram 18-24% sobre os empréstimos a agricultores (Indian Express, 2007).
A reestruturação da dívida, portanto, irá reduzir o peso da dívida sobre os agricultores, mas outras medidas também são essenciais.
Também é evidente alguma relação entre a dívida de agricultores e suicídios. Em todos os Estados que relataram suicídios entre dívida por agregado familiar do agricultor, a incidência de dívida e dos agricultores eram altas. Durante 2001-2005,  86.922 agricultores suicidaram-se – 54% de Andhra Pradesh, Karnataka, Kerala e Maharashtra. A aflição de condução certa estava em declínio, como a rentabilidade, o crescendo os riscos de produção e comercialização, um vácuo institucional e a falta de oportunidades de meios de subsistência alternativos.”


Que, ao falar de Portugal e de outros países em dificuldades, tenha decoro e, sobretudo, o bom senso de se preocupar como se vive na sua Índia.