terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os grandes contribuintes e os contribuintes à grande e à francesa

Está na massa do sangue do governo. Os grandes beneficiam sempre de prioridade e atenções especiais. Agora, a Secretaria dos Assuntos Fiscais, em exercício de mimetismo em relação às autoridades do Reino Unido e Espanha, vai criar o fórum dos contribuintes.
Todavia, para optimizar a actividade da Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) e o funcionamento de tal fórum, o secretário de estado Paulo Núncio está, porventura, a ponderar a criação de uma filial da UGC em Amesterdão. Será dedicada exclusivamente aos grandes contribuintes do PSI-20 – penso que são mesmo as 20 sociedades cotadas – para estabelecer um diálogo permanente e amistoso entre os ‘grandes contribuintes’, que se auto-expatriaram fiscalmente, e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Nas medidas políticas governamentais, é tradicional, e esta decisão política não atraiçoa a regra, que os contribuintes em Portugal sejam sempre distribuídos por dois segmentos: ‘o dos grandes’, ou seja, os privilegiados, e ‘os contribuintes à grande e à francesa’; neste último grupo, aglutinam-se milhões, muitos de parcos recursos, que pagam montantes enormes de impostos, independentemente de viverem com rendimentos limitados e posteriormente amputados.
Estes últimos, grandes responsáveis pela melhoria do défice de 2013 com participação substancial através do agravamento e do aumento de receitas fiscais de 3.000 milhões de euros em sede de IRS, não têm direito a fórum – pagam e não ‘fóram’...   

2 comentários:

  1. "Não me importo de perder a minha soberania se, em troca, me derem alguma coisa melhor" [1] 
    Hoje às 23:14
    derterrorist
    «A Sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS foi a empresa privada que recebeu mais benefícios fiscais relativos ao ano fiscal de 2012, com 79,9 milhões de euros.

    A Sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS era a holding que, até ao início de 2012, concentrava as acções através das quais a família Soares dos Santos controla empresas como o Pingo Doce, via Jerónimo Martins. No entanto, em Janeiro desse ano, passou as acções para uma holding com o mesmo nome, com sede na Holanda»


    e diz o "inteligente" que acabaram as canções

    "não é com Grândola, Vila Morena" que se resolvem os problemas"

    UGT para a Holanda já!

    ResponderEliminar
  2. Adelino, o 'Der Terrorist' é, de facto, um blogue de qualidade e acuidade extraordinárias. Tem uma característica que eu, economista de profissão, não consigo atingir: ser mordaz com enorme capacidade de síntese. O José Simões, que julgo ser de Coimbra e jornalista, é um comunicador de categoria superior.

    ResponderEliminar