segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jardim inspirado em S. Tomás de Aquino

De início, Alberto João Jardim negou com veemência a ocultação de dívidas públicas antigas, pelo governo madeirense. Agora, admite que, por causa da lei de finanças regionais de José Sócrates, terá optado por continuar grandes obras sem manifestar as despesas ao Estado central - "esconder o jogo" é a expressão do desconcertante político para os 1.133 milhões de euros não contabilizados - escudando-se com o 'princípio de legítima defesa'.
A despeito de se poder esperar tudo de Jardim, interroguei-me a mim próprio sobre a razão que teria levado o político madeirense, de um dia para o outro, da negação à confissão clara das irregularidades, afinal cometidas pelo seu governo de forma consciente e deliberada. Pensei, pensei e intuí uma razão, para mim plausível: Alberto João foi aconselhado pelo Bispo do Funchal.
Na 6.ª feira, ao final do dia, imagino eu, o político confessou a maldade a D. António Carrilho. Este ouviu-o com paciência divina, reflectiu e no final rematou": - Alberto João, meu santo filho, confessas ao povo e vais invocar o 'princípio de legítima defesa', sagrada herança moral do bendito São Tomás de Aquino .-
Alegre, saltitante e a cantarolar, Jardim deixou a diocese com a chave para solucionar o problema: a 'teoria do duplo efeito'. Inspirado por São Tomás, no fim-de-semana exultou as virtudes das obras feitas - efeito bom - com a ocultação da despesa - efeito mau.
As energias do truculento político, mais uma vez, robusteceram-se e o jardinismo continuará, menos mas ainda assim pujante para lá das eleições regionais. Graças a São Tomás de Aquino, ao senhor Bispo e a uma maioria de eleitores madeirenses; estes habituados há mais de 30 anos a viver com o reforço de dinheiros que, descoberto ou oculto, o “colonialista Contenente” vai financiando. Não são os principais culpados. Na classe política portuguesa em geral, e em especial no PSD dos actuais PR e Governo, é que se encontram os responsáveis máximos dos desmandos de Jardim. 

4 comentários:

  1. Ainda há dias mandei um e-mail ao ALFORRECA e ao QUERIDO LIDER DE BELEM bem como ao GASPAR, quando a TROYCA descobriu 500 milhões e eu disse UPA UPA.

    Aliás o querido lider de Belem já sabia disto tudo antes das eleições e mais detalhes em Junho/Julho, mas esteve caladinho com ,medo do TROGLODITA e para ver se a TROYCA não descobria e não havia o escândalo. Os outros 2 tambem sabiam, pois o assunto tem vindo a ser tratado em surdina no Tribunal de Contas e na Procuradoria. Se fosse o SÓCRATES E O POBRE DO TEIXEIRA DOS SANTOS, já o escândalo estava rebentado. Só tenho pena do Professor Teixeira dos Santos, que por amizade e espirito de missão. deixou o cargo de Presidente da Bolsa para O PSD CARLOS TAVARES. Daí tanta raiva dos próprios do PS, CONTRA O Sócrates, POIS DEU OS MELHORES TACHOS AOS DO PSD, QUE ERAM OS SEUS VERDADEIROS BOYS. AGORA ATÉ O VENDIDO FREITAS DO AMARAL VAI PARA A GALP. E NA CAIXA GERAL DE DEPOSITOS NINGUEM SE ENTENDE, POIS OS BOYS DO PASSOS, PENSAVAM QUE CORRIAM COM O FARIA DE OLIVEIRA, ESQUECENDO QUE ESTE AMIGÃO DO CAVACO FOI LÁ COLOCADO POR SUA IMPOSIÇÃO. Obrigada por me deixarem desopilar e cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Cara Lídia Sousa,
    De forma geral, estou em absoluta sintonia com o conteúdo do seu comentário.
    De resto, já tivemos a oportunidade de ser coincidentes em opiniões acerca deste tipo de maus comportamentos. Justamente acerca de um texto sobre o "Albergue Banco de Portugal" que, em tempos, publiquei no 'Aventar'.
    Obrigado pelo comentário,
    CF

    ResponderEliminar
  3. Caro CF, tinha muita razão pois a minha indignação não serviu de nada. Bem me avisou. Voltei agora a encaminhar o mail para Belem mas não obtive resposta. O Bispo de Lisboa. volta à carga, quase propondo um fundo para ocupar as instalações devolutas, mas é tão frouxo que não vale nada. Aliás mandei-lhe is e-mail atraves do seu secretário RUI ANICETO, com quem cheguei a falar, disse transmitir ao Dr. Carlos Azevedo e ao D. José Policarpo, mas eles não querem chatices com o Querido lider de Belem, pois recebem muita massa para as inumeras IPSS, que não passam de interesses encapotados. Por acaso sabe quanto ganha a Isabel Jonet do BANCO ALIMENTAR? sE NÃO DESCOBRIR EU DIGO.
    Cumprimentos..................Lidia

    ResponderEliminar
  4. Cara Lídia de Sousa,
    Somos dois combatentes contra ilegítimos interesses instalados. Desconheço em absoluto quanto aufere a Isabel Jonet, mas confesso a minha curiosidade em saber.
    Cumprimentos,
    CF

    ResponderEliminar