terça-feira, 11 de março de 2014

Texto do manifesto de reestruturação da dívida

O manifesto da reestruturação da dívida e subscritores
A fim de ser analisado, debatido, melhorado e, uma vez que é necessário ser aplicado, transcreve-se na íntegra o ‘manifesto da reestruturação da dívida pública portuguesa’ e os 74 subscritores do documento - informação retirada do 'Público':
A segunda condição é a extensão das maturidades da dívida para 40 ou mais anos. A nossa dívida tem picos violentos. De agora até 2017 o reembolso da dívida de médio e longo prazo atingirá cerca de 48 mil milhões de euros. Alongamentos da mesma ordem de grandeza relativa têm respeitáveis antecedentes históricos, um dos quais ocorreu em benefício da própria Alemanha. Pelo Acordo de Londres sobre a Dívida Externa Alemã, de 27 de Fevereiro de 1953, a dívida externa alemã anterior à II Guerra Mundial foi perdoada em 46% e a posterior à II Guerra em 51,2%. Do remanescente, 17% ficaram a juro zero e 38% a juro de 2,5% Os juros devidos desde 1934 foram igualmente perdoados. Foi também acordado um período de carência de cinco anos e limitadas as responsabilidades anuais futuras ao máximo de 5% das exportações no mesmo ano. O último pagamento só foi feito depois da reunificação alemã, cerca de cinco décadas depois do Acordo de Londres. O princípio expresso do Acordo era assegurar a prosperidade futura do povo alemão, em nome do interesse comum. Reputados historiadores económicos alemães são claros em considerar que este excepcional arranjo é a verdadeira origem do milagre económico da Alemanha. O Reino Unido, que alongou por décadas e décadas o pagamento de dívidas suas, oferece outro exemplo. Mesmo na zona euro, já se estudam prazos de 50 anos para a Grécia. Portugal não espera os perdões de dívida e a extraordinária cornucópia de benesses então concedida à Alemanha, mas os actuais líderes europeus devem ter presente a razão de ser desse Acordo: o interesse comum. No actual contexto, Portugal pode e deve, por interesse próprio, responsabilizar-se pela sua dívida, nos termos propostos, visando sempre assegurar o crescimento económico e a defesa do bem-estar vital da sua população, em condições que são também do interesse comum a todos os membros do euro.


3 comentários:

  1. Os blogues precisão de ser regados e o Carlos Fonseca hoje deu-lhes uma boa regada. Bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Nota: onde se lê regada deve ler-se regadela.

    ResponderEliminar
  3. Há a obrigação patriótica de difundir todos os contributos para solucionar a complexa situação do País. A qualidade e a diversidade de pensamento dos subscritores unificados no mesmo propósito de, com a reestruturação da dívida pública, evitar ao povo português os sacrifícios sem limite que lhe és exigido.

    ResponderEliminar