segunda-feira, 21 de maio de 2012

Copo d’ água: 50 cêntimos com IVA?

Vida de uma Gota de Água
Como o vídeo demonstra, a vida de uma gota de água é difícil e fatigante. Provavelmente será mesmo tão dura como a vida de donos de cafés, bares e restaurantes,  vítimas da extorsão de rendimentos, redução da actividade e da política de desmandos do governo de Passos e Portas – quase sempre, este último é poupado nas críticas.
Sei de tudo isso!, mas daí a cobrar 50 cêntimos por cada copo de água é, de facto, relativo mas significativo sintoma de que a solidariedade humana já se começa a extinguir onde menos se espera; neste caso, até beneficia da aprovação da ASAE, refira-se.
Sempre ouvi dizer “Um copo de água não se nega a ninguém”, princípio desprezado por este Marmelete. Marmelete ou marmelo? Um autêntico pirata, o que, de resto, ajuda a perceber a origem do nome snack-bar.
A par de certa indignação, ainda fico com certas dúvidas de natureza fiscal. Será que o preço do copo de água no ‘Pirata’, os tais 50 cêntimos, contém IVA e é entregue ao Estado? E qual é a taxa aplicada? A mínima (6%) como estipula a Lista I do IVA para água da torneira ou será que o homem tem uma nascente de água aromatizada atrás do ‘snack’ e aplica 23%?
Se a moda vinga, ainda vamos ter gente pronta a morrer de sede, juntando-se ao cortejo que se aproxima da morte pelos caminhos da fome. Passos & Cia ficam felizes. É nova oportunidade de emigrar para o desconhecido.  

Sem comentários:

Enviar um comentário