sexta-feira, 8 de junho de 2012

Somos campeões da imbecilidade

porto
Desfrutar da liberdade de circular em espaços limpos de “partidarites”, “clubites”  e da influência de grupos de vida e hábitos  burlescos é, de facto, um bem inestimável. De preservação obrigatória. Basta estar ciente dos direitos legítimos a esse espaço e ter o engenho de utilizar a porção de inteligência que, a cada um de nós, coube em sorte. Pouca que seja.
Quem sabe fruir de tal benefício liberta-se da subjugação e manipulação  de campanhas de imbecilidade que, por mecanismos bem oleados por uns e gozados e tolerados por outros, mancham a vida pública, no plano regional e nacional.
Posso ser mais claro? Nunca o PSD no todo ou fatiado ou ainda gente que lhe é afecta me mereceram particular admiração. Todavia, há episódios que me forçam  a não pactuar com certas atitudes,  em defesa daquilo que são inalienáveis valores e referências do civismo.
Tudo isto vem a propósito de, em publicação de distribuição  gratuita destinada a promover os restaurantes do Porto,  ter sido impressa uma capa ilustrada com um rotundo “Rio és um FDP”, como a imagem documenta. Rio é Rui e presidente da câmara da cidade.
Sem procuração de defesa de rios, afluentes ou efluentes, ribeiros ou outros cursos de água, e com  desdém por promiscuidades clubísticas e futebolísticas omnipresentes na vida sócio-política portuguesa, confesso grande indignação perante a imbecilidade do ‘Porto Menu’, assim se chama a publicação, que, por culpa própria, se transformou em  ‘Porto Merdu’.
Enfim,  coisas reles mas vulgares no País onde nasci – por erro histórico-geográfico, como dizia um amigo meu – e que tenho de deglutir até que o corpo e a alma se esfumem.
Somos campeões da imbecilidade, sem dúvida. “Benha um copo, carago!” 
 

16 comentários:

  1. O que eu acho engraçado é a enorme preocupação dos seguidores do presidente, serão funcionários da Câmara do Porto, do Presidente ou do Partido?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro meireles portuense,
      Sou alfacinha de gema, lisboeta filho de lisboetas. Resido em Lisboa e no Norte do Alentejo, meio mês em cada lado.
      Nunca tive a menor relação com Rui Rio, nunca votei PSD e não escrevi o 'post' por vínculo partidário ou ambições pessoais. Aliás, o meu modo de estar na vida jamais passou por filiações em partidos e tachos na f.p.. Sempre trabalhei no sector privado e nunca votei PSD, nem CDS.
      Gosto do Porto, tenho lá amigos, os quais concordarão comigo ou não, e estou seguro de que não é com alavardice, estampada em capa de uma publicação de aspecto pretensioso, que se promove a restauração do Porto, que inclui, de resto, unidades de grande qualidade.
      Querem combater o Rio? Façam-no no terreno político e com dignidade, o que não foi o caso da famigerada publicação.
      Entendido?
      Cumprimentos,
      CF

      Eliminar
  2. Somos? Quem? O sr será, se assim o entender. Eu não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos nós, os portugueses. Se é anónimo também pode servo-croata. Os juízos de valor em relação aos povos fazem-se de forma colectiva, com ou sem anónimos no seu seio.

      Eliminar
  3. Ainda por cima "Guias da Restauração foram todos retirados de circulação"...Como é possível esta atitude, será que o corpo de intervenção do Presidente mais ditatorial da história do Porto, anda disfarçado pelas ruas de arrumador oficial de automóveis?...Será que este Guia é pago pela Câmara?...Se fôr então isto quer dizer que o senhor Rui Rio fez alguma a quem o edita, o que não é nenhuma novidade, todos os dias surgem factos estranhos na regência desta autarquia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro meireles portuense,
      Creio já ter respondido com clareza.
      Cptos.,
      CF

      Eliminar
  4. Ó meu caro Carlos Fonseca, você é de Lisboa não sente na pele o que tem sido a atitude constante do actual presidente da Câmara do Porto para com quem quer fazer qualquer coisa de diferente na Cidade.Este homem que até vive em Viana, comprou lá casa porque gosta mais de Viana do que do Porto, tem feito uma perseguição absoluta a tudo o que surge fora da sua área de acção e lhe está fora do controlo...Ele foi no Trindade, na Casa da Música, nas obras da Porto 2001 -por ele o Porto não se mexia um passo- destruiu a Avenida dos Aliados, quem lá passa é um deserto, foi a guerra contra o Porto desde a hora da partida e tentou impedir a construção do novo Estádio o mais que pôde enquanto ia ver e festejava as vitórias do seu "honrado" Boavista e do seu Benfica, foi a luta contra o FITEI, contra os seus próprios funcionários, escriturários, porteiros, serviços de Limpeza, contra o Seiva Trupe, Contra as obras do Mercado do Bolhão, do Mercado do Bom Sucesso, contra a edificação do Corte Inglês na Cidade, prometeu fechar cobrindo a Rua de Santa Catarina ao estilo de Barcelona e com a cumplicidade da "Dona Rosa" sacou para isso 500 mil contos ao mestre da Cortiça -para deixar o projecto do Dragão ir em frente- mas as obras de Santa Catarina ninguém as viu, impediu a construção de um pavilhão digno ao FCdoPorto para deixar o antigo Matadouro Municipal completamente abandonado, agora apenas uma pequena ala desse imenso espaço está entregue à Protectora dos Animais, vendeu por tuta e meia e permitiu o corte de todas as árvores antigas e históricas que existiam na Estrada Exterior da Circunvalação apenas para agradar e dar a ganhar uns valentes cobres a alguns dos seus amigos, só se importou com "a sua" Avenida da Boavista para ai organizar "os seus" grandes prémios automóveis, coisa importantíssima já se vê, como importantíssimo era o Red Bull que também foi à vida porque não quis sair da sua mediocridade real e negociar a sua continuação, abriu para nada uma guerra estapafúrdia com o município de Gaia talvez para provar que era muito macho, acabou com o fogo de artifício no São João -porque era muito caro- apenas um ano, só para castigar os portuenses que que moravam na Baixa e não gostavam dele, fez uma guerra na Ribeira, prometeu alojar os moradores do Bairro do Aleixo a quem demoliu uma torre enquanto ele assistia e brindava do outro lado do Rio, mas afinal o que e que ele fez de realmente importante para a Cidade do Porto?....NADA!
    Claro que os Benfiquistas do Porto gostam muito dele, pudera vêm nele tudo o que gostariam de poder ter para aborrecer o Clube da Cidade mas mesmo assim nessa área Rui Rio foi ao longo destes 10 anos um incompetente, o Porto ganha cada vez mais à medida que o ódio dele aumenta para com o Clube...Enfim, o homem não regula bem e o Porto Cidade vai abrir uma -uma não, mil- garrafa de champanhe quando ele der a chave da Câmara ao sucessor!
    Portanto esta questão é apenas o resultado de uma possível pequena dissensão -mais uma- entre ele e algum empresário a quem ele abriu guerra!

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de muito mais, deve haver muito mais, mas recordo apenas mais uma história: Sabe onde está agora o Teatro Experimental do Porto que se situava na Travessa de Passos Manuel?...Pergunte.

    ResponderEliminar
  6. E quanto ao combate político, nada há já a fazer, ele vai brevemente embora pelo seu próprio pé, ainda bem, para mim é assunto definitivamente riscado, mas deixa um legado difícil de recordar, na verdade qualquer que lhe suceda só pode fazer bem mais e melhor...Rui Rio perseguiu os arrumadores e nada conseguiu, perseguiu os toxicodependentes que residiam na sua maioria em Bairros Sociais dai a sua guerra com diversos núcleos da Cidade o que conseguiu ele e o amigo Psiquiatra Mota Cardoso?...Apenas perseguição, sujidade, violência, medo e desespero!
    Demoliu o Bairro São João de Deus e hoje quem passa lá vê as ruínas e os toxicodependentes por ali acampados...
    -É difícil contabilizar o que foram estes 10 anos sob a ditadura deste caudilho, mas o Porto vai pelo menos respirar de alívio quando ele for à sua nova vida...O Metro do Porto até vai chegar mais rápido e alegre às Estações da Cidade...Este homem é um homem da Crise!
    Pode ser que a Crise vá com ele e o abrace para sempre...
    Nas festividades do São João depois do Menezes ter arcado com as responsabilidades e as despesas dos festejos junto ao Rio Douro, ele que era tremendamente contra essas despesas veio logo colar-se e rever toas as suas posições...Um hipócrita e um oportunista!
    Mas há quem goste, pois claro os saudosistas do Salazarismo gostam de pessoas assim, os salazaristas e todos os que não queriam ver a Cidade do Porto crescer e desenvolver-se para um patamar mais Europeu...O que não lhe custou ver crescer a Casa da Música, para ele um pequeno coreto servia perfeitamente...Irritante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro meirelesportuense,
      Eu não estou a defender o Rui Rio. Basta lembrar o sucedido com o programa es.co.la para ter presente a noção de que género de pessoa se trata.
      Ser lisboeta e não alinhando pelo Benfica, Sporting ou Porto, dá-me o distanciamento, entendo, para separar o essencial do acessório e é a imagem do Porto que ficou beliscada com esta 'estória'. Provavelmente, Rui Rio saíu vencedor e a sorrir de satisfação.
      Julgo, pois, que o 'Rio és FdP' na capa de um guia que é suposto ser publicação de promoção aos restaurantes do Porto, cidade de que gosto muito, é um acto infeliz e que não credibilizam a imagem da cidade, nem a restauração, nem muito coisa de bom que o Porto tem para oferecer. Vou aí várias vezes por ano no 'Alfa', percorro o Douro de barco e delicio-me com a beleza das paisagens.
      O nível da comunicação de estruturas e instituições da cidade é que não devem cair na tentação de produzir actos que são autênticos tiros nos pés.
      O melhor teria sido nunca terem eleito o Rio, em reiterados escrutínios. Garanto-lhe que até celebraria com um espumante da Bairrada.
      Cptos.,
      CF

      Eliminar
  7. Falta saber se a inscrição é autêntica ou fabricada, se for autêntica a culpa é menor embora não isente quem fez a foto do facto de não se ter apercebido desse pormenor.
    Se a inscrição é fabricada, de acordo com muitas vozes que vão ao ponto de afirmar que a frase é colocada artificialmente na parede do edifício e dão até argumentos técnicos que me são totalmente estranhos, então a coisa é pior, é uma "agressão sem bola" ao Rio, que mesmo assim não se pode afirmar ser o do Rui como todos admitem...Porque se o fôr e é talvez o mais provável então só pode ser uma deriva de alguma questão entre pares das que mencionei antes, e que o presidente foi alimentando ao longo destes 10 longos anos...Mas isso não invalida o perfil psicológico agressivo do eleito, que é mesmo mau, mas foi eleito duas vezes por quem tinha toda a legitimidade de o fazer, só nos coube e cabe aceitar esse fardo...O facto é que a população da Cidade rumou na sua grande percentagem a outras paragens, eu nasci no centro e resido a 5/6 quilómetros do Porto mas já vivi mais distante, portanto é uma eleição que eu sinto profundamente mas onde não posso intervir há muito, assim como muitos verdadeiros portuenses...Não compreendo a sua eleição, da primeira vez entendi-a como uma moção de censura ao anterior presidente Fernando Gomes que se ausentou da Cidade e rumou até ao governo de Guterres onde foi massacrado como MAI...Mas a segunda já foi demais para a minha compreensão, não posso esquecer que a população nortenha é muito conservadora e o RR personifica alguém com um carácter autoritário e em desuso...Só assim o entendo.
    Este não pode ser um tiro no pé, porque Rio vai ter que dar o lugar a outro nas próximas eleições por força da Lei...Pode ter sido isso sim uma forma baixa de insulto indirecto...O que eu também recrimino é a bajulação constante que lhe é feita por uma autêntica corte de correlegionários que o acompanham sempre...A questão desportiva foi um aspecto que foi jogado agressivamente por ele porque sabia que na época todos os portuenses anti.portistas iriam olhar para ele como uma oportunidade única na vida e foi-o mas sem resultados práticos como fomos percebendo ao longo dos anos...Mas o seu antagonismo não se ficou por aí, virou-se com tudo o que era instituição cultural do Porto, aproveitou-se de duas bandeiras fortes da época, os arrumadores e os toxicodependentes e centrou também a sua luta aí duma forma doentia...Quase Xenófoba.
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro meireles portuense,
      Relativamente ao RR estamos de acordo. Será necessário que os eleitores do Porto, na próxima oportunidade, possam fazer a escolha que a cidade e o país merecem.
      Cptos.,
      CF

      Eliminar
  8. Vamos lá a ver, como já disse eu não vou poder escolher, mas parece e que dentro do mesmo espectro partidário, que não é o meu, nunca foi, estou radicalmente à esquerda, se o candidato for o Menezes as coisas vão ser diferentes e bem diferentes, por que este homem é uma personalidade mais consensual e abrangente...E é disso que a cidade necessita, ser pensada de um modo mais avançado, mais europeu...Sem atavismos, sem provincianismos, sem falsas modéstias, com realismo e com coragem.
    Vivi algum tempo em Lisboa, estive aí no Serviço Militar, tenho aí muitos amigos, portanto não tenho qualquer complexo do tipo que nos é normalmente imputado.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. O meirelesportuense tem toda a razão, pena que os portuenses não achem a mesma coisa e dêm vitórias sucessivas a Rui Rio.
    Será porque investiu grande parte do orçamento da câmara nos últimos dez anos nos bairros sociais?
    São as freguesias desses bairros sociais que lhe têm dado o apoio apesar da imbecil hostilidade do presidente da câmara ao FCP.
    Grande parte do que o meirelesportuense diz são lugares comuns, mentiras que são mitos urbanos, de gente com preguiça para pensar.
    Nunca o Porto teve uma vida cultural como agora, nunca o Porto teve tanto turismo, nunca o Porto teve tanta vida nocturna. Claro que não foi RR que o fez, mas criou as condições para tal, não dando sempre aos mesmos, mudando de paradigma. Dando à cidade o que ela quer.

    A democracia é isso mesmo, respeitar os outros.
    Respeitar os portuenses não é dizer que se acha a cidade muito bonita e tal. É aceitar o voto da população.

    ResponderEliminar
  10. Inteiramente de acordo com o post, custa-me a entender o desespero destes meireles. E, se a inscrição é, de facto, uma montagem, como dizem, então quem fez aquilo, porventura sem conhecimento dos pagantes, então essa pessoa não passará de um canalha.
    Por outro lado, críticos deste tipo, por cima arvorados em representantes da esquerda, não demonstram um mínimo de respeito pelos eleitores do Porto. Nem do Porto, nem de outros lados.
    PS. Não sou do Porto, nem sou do PSD.

    ResponderEliminar
  11. São os mesmos que, ocultando-se no anonimato e servindo-se de um "menu" improvável, destilam, em arrojos de brejeirice, o ódio politico mais primário. Não dando a cara é sempre fácil recorrer a estes expedientes. A Publicação foi de uma infelicidade enorme e uma péssima representação daquilo que o Porto tem de pior. Apesar de todo o esforço ainda há lixo na rua... e na dignidade de alguns. O que vale é que as suas gentes saberão a diferença entre o que é de louvar e o que é de lançar ao Douro, esperando que uma maré qualquer leve este tipo de gente para longe daqui.

    Não conseguem, pela via democrática, argumentos que resultem em mudança, fazem-no da forma mais baixa a coberto e a cobrir interesses partidários.

    O que vale é que, enquanto publicação de utilidade publica, este acto miserável conduziu-a à sua própria extinção. Pode ser que passem mais tempo a melhorar o perfil cívico.

    ResponderEliminar